Notícias

Notícias

Igreja Adventista em Juiz de Fora passa por reorganização estratégica para impulsionar a missão

18/06/2025 - 16:04

Nova distribuição de igrejas marca fase de expansão evangelística na principal cidade da Igreja na Zona da Mata mineira

No último dia 29, a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) deu início a uma reorganização estratégica de seus distritos em Juiz de Fora e de Tocantins, cidade que fica a 97 km da sede da Igreja para o sul de Minas Gerais e para zona da mata mineira. A proposta é ampliar a presença da igreja nas regiões com pouca ou nenhuma atuação adventista, por meio de um plano missionário que envolve redistribuição de igrejas e grupos, plantio de novas congregações e formação de líderes locais. 

A iniciativa responde a um desafio específico: Juiz de Fora é a principal cidade sob a responsabilidade da Associação Mineira Sul (AMS), com cerca de 540 mil habitantes, mas conta com apenas cerca de 3.200 adventistas registrados, o que representa menos de 0,59% da população da cidade. 

Como quarta maior cidade do Estado de Minas Gerais, Juiz de Fora representa um grande desafio missionário para a região. Imagem: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

“A igreja precisa crescer muito aqui em Juiz de Fora. O que fizemos foi mapear todos os bairros da cidade, identificar onde não há presença adventista e reorganizar os distritos com base nesse levantamento”, explica o pastor Alexandre Carneiro, secretário da Igreja para a região. 

Embora nenhuma sede de distrito tenha sido alterada, igrejas e grupos foram redistribuídos para equilibrar o potencial evangelístico de cada região. Com os novos dados em mãos, cada distrito deverá escolher até o final de 2025 um bairro sem presença adventista para, em 2026, plantar uma nova igreja, com o início de pequenas ações missionárias, como grupos base, classes bíblicas e feiras de saúde, já nos próximos meses. 

Nova configuração abrangerá todos os distritos de Juiz de Fora e a cidade de Tocantins.
Instituto de Missões e projetos maiores 

A nova organização está alinhada ao Instituto Adventista de Missões, recém-inaugurado no Capim Roxo. O instituto será uma das bases de suporte para os novos plantios de igrejas, oferecendo treinamento, mentoria e materiais para os líderes e missionários envolvidos. 

O projeto também está conectado à iniciativa da Igreja na região sudeste brasileira, chamada “Em Cada Cidade Uma Igreja”, que visa estabelecer a presença adventista em todos os municípios do território. No caso de Juiz de Fora, essa visão foi adaptada para os bairros urbanos da cidade. 

“A ideia é plantar igrejas com DNA de multiplicação e maior relevância urbana. Não estamos falando, inicialmente, de estrutura física, mas de plantar igrejas, ou seja, comunidades vivas compostas por pessoas”, afirma o pastor Alexandre. “A estrutura física virá depois, como consequência”, conclui. 

Nova composição dos distritos – Juiz de Fora e Tocantins 

Confira abaixo como ficou a nova configuração dos distritos: 

Distrito de Juiz de Fora – Central 

• Igrejas: Juiz de Fora – Central e São Pedro 

• Bairros sem presença adventista: Jardim Glória, Morro da Glória, Borboleta, Aeroporto, Paineiras, Granbery, Poço Rico, Santa Tereza, região central e oeste. 

Distrito de Linhares 

• Igrejas: Linhares, Bandeirantes, Filgueiras, Grama e Marumbi 

• Grupo: Nossa Senhora das Graças 

• Bairros sem presença adventista: Centenário, Manuel Honório, Santa Terezinha, Eldorado, Bom Clima, Quintas D’ Avenida, Progresso, Recanta das Pedras, Santa Paula, Granjas Bethânia, Nova Gramado, Vivenda das Pedras, Vale do Amanhecer, Recando dos Lagos, São Corrado, Nova Suíça, Vila Montanhesa, Parque Independência, Vila São José, Santa Lúcia, Jardim Emaús e Granja Guarujá. 

Distrito de Santa Cruz 

• Igrejas: Santa Cruz, Barbosa Lage, Benfica, Milho Branco e Santos Dumont (cidade) 

• Grupos: Nova Era 

• Bairros sem presença adventista: Toda a região norte de Juiz de Fora 

Distrito de Santa Luzia 

• Igrejas: Santa Luzia, Santa Efigênia, e São Mateus • Grupos: Santa Bárbara e Vila Ideal 

• Bairros sem presença adventista: Bom Pastor, Dom Bosco, Santa Cecília, Alto dos Passos, Mundo Novo, Boa Vista, Parque Guarujá, Vila Osanã, Furtado de Meneses, Parque Atlanta, Cascatinha, Teixeira, Cruzeiro do Sul, Bela Aurora, Ipiranga, Jardim de Alá, região sul e a cidade de Rio Preto. 

Distrito de São Bernardo 

• Igrejas: São Bernardo, Santa Cândida, São Benedito, Retiro e Santa Rita 

• Grupos: Chácara e Nossa Senhora de Lourdes 

• Bairros sem presença adventista: Santo Antõnio, Terras Altas, Jardim esperança, Vila Conceição, vila Santo Antônio, Granja Paraíso, Jardim das Pedras Preciosas, vivenda do retiro, Floresta, Parque Serra Verde, Tiguera, Conjunto JK, Jardim da Lua, Costa Carvalho, Bota Nágua, Jardim do Sol, Bosques dos Pinheiros, Aracy, Bom Jardim, Cesário Alvim, Santos Anjos, Bom Sucesso, Vitorino Braga, Grajaú, Nossa Senhora Aparecida e Bonfim 

Distrito de Tocantins 

• Recebimento do grupo de Piau.

Compartilhar

© 2025 Instituto Adventista de Missões. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por
GestaWork